Marina Ruy Barbosa


A atriz Marina Ruy Barbosa estreou na televisão aos oito anos, na novela Começar de Novo, e cada vez mais se distancia da imagem de menininha que a marcou no início de sua carreira. Cada vez mais madura, pessoal e profissionalmente, Marina Ruy Barbosa não pretende abandonar a carreira tão cedo e quer cada vez mais novos desafios na TV.

História de Marina Ruy Barbosa

Vamos começar respondendo a pergunta que sempre se repete sobre a jovem atriz Marina Ruy Barbosa:
Ela é parente do novelista Benedito Ruy Barbosa?
Não, Marina não é parente do Benedito Ruy Barbosa, mas é tataraneta do célebre diplomata, jurista, e político Ruy Barbosa (1849-1923), conhecido como “Águia de Haia”, ícone da História do Brasil. Como curiosidade, vale acrescentar que foi o próprio novelista Benedito Ruy Barbosa que explicou a origem de seu nome: o pai dele tinha uma enorme admiração por Ruy Barbosa, e quando Benedito nasceu, ele o registrou com o nome de Benedito Ruy, que junto com o sobrenome de família, Barbosa, criou uma particular e interessante homenagem a Ruy Barbosa.
Marina começou a trabalhar como modelo infantil, ainda bebê quando foi convidada por Maria Torres da agência Funny Faces para fazer fotos para a revista Pais e Filhos, e para um desfile no Copacabana Palace para a grife “Avant et Aprés”. Nessa época fez ainda alguns encartes de jornal e propagandas, mas seus pais acharam que ainda era cedo demais para submeter uma criança pequena à cansativa rotina de testes, fotos e gravações, e decidiram parar.
Quando tinha cerca de seis anos de idade, Marina viu algumas fotos de seus primeiros trabalhos, e disse para os pais que gostaria de voltar a trabalhar como modelo infantil. Seus pais a levaram para a agência Désir Models em Niterói, onde Marleide Mattos ficou encantada com a menina. Marina entrou para o casting da Désir, tendo feito vários desfiles, catálogos de moda, editoriais, anúncios, e filmes  publicitários, inclusive um comercial para a Kodak americana, gravado na Amazônia, e dirigido pelo famoso diretor Robert Richardson.
A primeira participação na televisão foi na novela “Desejos de Mulher”, onde fez algumas participações no núcleo da agência de modelos infantis da novela, dirigida pelos atores Evandro Mesquita e Silvia Pfeifer.

  Logo depois Marina foi escolhida para ser a menina que aparecia nos sonhos do personagem Jean (Edson Celulari), na novela “Sabor da Paixão”. Foi então que ela começou a fazer teatro na Companhia Arte Grimberg, onde desenvolveu sua capacidade de interpretação como atriz, apresentando as peças do curso de teatro “Deu a Louca no Céu” e “Bom Dia Com Alegria”.

Depois de um longo processo de seleção, Marina foi escolhida pelo diretor Moacyr Góes para ser a menina viking Mylla, no filme “Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida”. Foi um desafio compor a personagem que falava em sueco. Marina teve aulas de sueco para ter uma boa pronúncia no filme.No dia seguinte ao término das filmagens do filme da Xuxa, Marina foi chamada para fazer um teste na TV Globo, para a novela “Começar de Novo”. Marina foi escolhida e dois dias depois já estava no set de filmagens, gravando a novela. Pela primeira vez Marina estava no elenco fixo de uma novela, e fazendo uma personagem de destaque, pois a menina Ana era o anjo protetor do protagonista Marcos Paulo, e foi uma personagem-chave nos mistérios da trama. O ótimo desempenho de Marina nas gravações foi motivo de muitos elogios de toda equipe, inclusive dos diretores da novela, e foi o responsável para a indicação de Marina pela revista Contigo, para concorrer ao prêmio de “Melhor Atriz Infantil da Televisão em 2005″
Em 5 de março de 2005, Marina estreou a peça “Chapeuzinho Vermelho – O Musical”, no Teatro dos Grandes Atores, no Shopping Barra Square, Rio de Janeiro. Ela ficou muito contente de fazer esse trabalho, pois a peça era uma comédia musical, onde além de interpretar, ela ainda dançava e sapateava em vários números musicais coreografados. Devido ao sucesso na Barra da Tijuca, a peça iniciou uma temporada no Teatro do Leblon, onde ficou em cartaz de maio a agosto de 2005.
O sucesso de Marina na novela “Começar de Novo” chamou a atenção de diretores e produtores de elenco na Rede Globo, e ela foi escalada para fazer testes para a novela Belíssima. Após vários testes, Marina foi escolhida, pelo autor Silvio de Abreu e pela diretora Denise Saraceni, para viver a grega Sabina Rocha Assumpção, filha de Claudia Abreu e Henri Castelli, e neta da poderosa Bia Falcão, dona da fábrica de lingerie Belíssima, e da academia Physical.
A personagem de Marina em Belíssima foi um grande desafio na carreira da jovem atriz, porque a menina grega Sabina teve um papel muito importante na trama, com participação destacada no núcleo principal da novela.
Em setembro de 2005 Marina viajou para a Grécia, para gravar a novela Belíssima. A viagem foi excelente, e Marina teve o privilégio de conviver diariamente com grandes nomes da dramaturgia brasileira como Fernanda Montenegro, Gloria Pires, Tony Ramos, e Claudia Abreu.
O ótimo desempenho de Marina na novela rendeu para ela um contrato de artista exclusiva da Rede Globo até o ano de 2010.
Quando Belíssima terminou em julho de 2006, Marina foi reservada para a novela “Sete Pecados” de Walcyr Carrasco. Em novembro de 2006, ela foi pessoalmente convidada pelo diretor Jorge Fernando, que junto com o Walcyr, escolheu-a para viver a menina Isabel, filha de Dante, o protagonista da novela. Entrevistado, o autor Walcyr Carrasco declarou que escreveu a personagem Isabel especialmente para a Marina.
Em agosto de 2008, Marina foi convidada pela dupla Charles Möeller e Claudio Botelho para interpretar a personagem Clara, no espetáculo “7 – O Musical”, vencedor de 3 Prêmios Shell de Teatro em 2007. Clara era uma personagem de destaque na peça, e Marina contracenava em quase todas as cenas com a veterana atriz Ida Gomes´. Esse foi o último trabalho de Ida Gomes, falecida em fevereiro de 2009. Marina fez um grande sucesso em “7 – O Musical”, conquistando a admiração de todos que assistiram o espetáculo. Foi um grande desafio para Marina, pois ela tinha que cantar ao vivo no palco. Ela se preparou fazendo aulas de canto, e ganhou a admiração de todo elenco e dos diretores Möeller e Botelho.
Em 2009, Marina inicia uma nova etapa na sua carreira artística, ao começar a trabalhar como apresentadora do programa infantil “TV Globinho”, nas manhãs da TV Globo, fazendo sucesso com a garotada.
Gravou o seriado “Tudo Novo De Novo”, a convite da diretora Denise Saraceni, vivendo seu primeiro papel de adolescente com a personagem Bia.
Em janeiro de 2010 Marina foi convidada pela autora, e começa a gravar a novela “Escrito Nas Estrelas” de Elizabeth Jihn, interpretando a adolescente rebelde Vanessa, de visual ousado e cabelos com dreadlocks. Marina ajuda na caracterização da personagem, tendo a idéia de fazer brincos de ziperes coloridos e brincos com dados. Os brincos que Marina fez para a Vanessa tornam-se um sucesso entre os adolescentes, e começam a serem vendidos em todo o Brasil. Marina grava as primeiras cenas de beijo de sua carreira, pois Vanessa começa a namorar o bailarino Mauro na trama. Marina se preparou para a novela Escrito Nas Estrelas fazendo aulas de balé, pois Vanessa é uma aplicada estudante de balé, e protagoniza lindas cenas de balé com parceiro Mauro. Marina recebe muitos elogios pela sua atuação na novela, tanto da crítica especializada, quanto do público, sendo seguida por milhares de fãs no Twitter, e sendo homenageada com a criação de inúmeros fãs-clubes.

No final de  2010, foi convidada para participar da novela Morde e Assopra, que no início foi nomeada de Dinossauros e Robôs, de Walcyr Carrasco. A trama estreou em Março de 2011 onde interpretou a jovem Alice, personagem mais velha ela. Foi filha adotiva de Minerva, Elizabeth Savalla, e Isaías, Ary Fontoura e filha biológica de Lilian, Narjara Turetta, e Moisés, Ricardo Vandré. A personagem se destacou por descriminar os mais pobres que ela, os chamando de vira-lata, e ela, que é rica, de pedigree. Marina também levou o romance de sua personagem para a vida real. Ela namora o ator Klebber Toledo, que foi seu par romântico na trama.
Atualmente, Marina vive Juliana na novela Amor Eterno Amor de Elizabeth Jhin. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário